Tags:
IA amplia autonomia e inclusão de colaboradores com deficiência na Ipiranga
Tecnologia reduziu tempo de produção de apresentações de três dias para cinco minutos e apoia testes de acessibilidade nas soluções da empresa
Por
São Paulo, 1º de outubro de 2025 – A utilização da Inteligência Artificial (IA) tem transformado a rotina de Antenor Barbosa, analista de TI na Ipiranga e pessoa com deficiência visual. Ele é responsável por testar todos os produtos da companhia e garantir que estejam em conformidade com as diretrizes de acessibilidade. Sua rotina inclui a criação de relatórios dos testes de acessibilidade, criação de conteúdos para as apresentações do Power Point, validação dos textos para estarem acessíveis para as palestras e workshops e organização dos textos para os conteúdos dos e-mails e comunicados. Com o Copilot, Antenor aumentou significativamente sua produtividade, reduzindo o tempo de produção de apresentações de três dias para apenas cinco minutos. Além disso, ele relata ter ganhado mais autonomia, pois a tarefa também demandava auxílio frequente de colegas.
“É como ter um parceiro ao meu lado. Escrevo tudo o que estou pensando e ele trabalha para me ajudar”, destaca Antenor, que perdeu a visão aos 18 anos devido à retinose pigmentar, uma doença degenerativa. “Antes eu precisava de apoio e demorava na elaboração de documentos e apresentações. Hoje, com essa tecnologia, tenho o suporte que preciso”, relata.
Na Ipiranga há um ano e sete meses, Antenor atua identificando possíveis falhas de acessibilidade em plataformas corporativas, como botões sem rótulos ou segmentos em que leitores de telas não desempenham corretamente o comportamento esperado.
Além disso, Antenor realiza palestras com o tema “Imersão em Acessibilidade” nas diversas áreas da empresa, disseminando conhecimento sobre acessibilidade e compartilhando como é o dia a dia de um trabalho com propósito. Mensalmente, ele também produz pílulas para as redes de comunicação internas da Ipiranga, com orientações sobre acessibilidade digital. O foco é proporcionar acesso à informação para diferentes perfis de pessoas com deficiência, incluindo:
• Pessoas com deficiência visual total (cegueira), como é o caso do próprio Antenor;
• Pessoas com deficiência visual com baixa visão;
• Pessoas com deficiência auditiva, por meio da organização de arquivos em formato de texto, estruturados de forma simples e adequada;
• Pessoas autistas, por meio da organização de textos utilizados em comunicados e e-mails internos, estruturados em formato textual com menor poluição visual, favorecendo o acesso à informação e melhorando a compreensão do conteúdo, destas e de outras que solicitarem.
Além das atividades técnicas, Antenor também atua como referência para outros colaboradores com deficiência visual na empresa, oferecendo suporte, compartilhando boas práticas e promovendo rodas de conversa sobre inclusão digital. Ele participa ativamente do grupo “D+ Eficientes”, colaborando na organização de ações de conscientização, postagens e iniciativas que valorizam a contribuição dos PCDs para um ambiente corporativo mais inclusivo.
Sua atuação vai além dos testes e relatórios. Em cada projeto, Antenor se preocupa em adaptar qualquer etapa para torná-la acessível a usuários de leitores de tela, garantindo que todos os integrantes do time possam acompanhar e contribuir com autonomia.
As pílulas de acessibilidade que ele produz têm gerado impacto positivo entre os colaboradores, despertando o interesse por práticas inclusivas e promovendo mudanças em processos internos para torná-los mais acessíveis. Além disso, Antenor contribui com projetos estratégicos da empresa, atuando como consultor em iniciativas que envolvem tecnologia e inclusão, assegurando que a acessibilidade seja considerada desde a fase de planejamento.
Como a IA transformou o dia a dia
Para trabalhar, Antenor utiliza um software que é um leitor de telas conhecido como “NVDA” que narra, em tempo real, o que acontece na tela do Notebook. Antes da IA, a conclusão de alguns relatórios precisava ser feita de uma forma mais lenta e a cada etapa precisava ser assistida por um colega sem deficiência, demandando mais tempo para a finalização. Em dezembro de 2024, Antenor recebeu um treinamento para usar o Copilot e isso mudou a sua rotina.
Com a ferramenta integrada ao PowerPoint, Antenor precisa apenas descrever com detalhes o que está pensando. A partir dessas informações, a ferramenta organiza e gera os slides automaticamente, sendo possível também utilizar documentos e dados de trabalho como base. Em seguida, com o auxílio do leitor de telas, ele interage com a IA de forma natural, fornecendo feedbacks, ideias e solicitando ajustes no conteúdo para que ele faça uma revisão final.
Antenor conta que a IA também se tornou uma aliada na etapa de revisão. Após realizar testes em plataformas ou sistemas de uso diário na Ipiranga, ele utiliza a IA para revisar e organizar os relatórios técnicos, inclusive recebendo sugestões de pontos que poderiam passar despercebidos. A ferramenta também auxilia na criação de imagens ilustrativas e em suas respectivas descrições, ampliando o impacto positivo das pílulas de acessibilidade dentro da empresa. “Ao construir um texto, eu o valido com base nas Diretrizes de Acessibilidade da WCAG, que orientam com boas práticas para aplicações web, e utilizo o Copilot para lapidar a linguagem, tornando-a mais abrangente e acessível para todos os públicos”, explica.
Fora do trabalho, a inteligência artificial também virou uma aliada, especialmente no curso de graduação de Análises e Desenvolvimento de Sistemas. Com a ferramenta, Antenor faz pesquisas, organiza arquivos, trabalhos da faculdade, revisa e adapta sua produção acadêmica. “Se eu tivesse tido acesso a uma ferramenta como essa antes, teria facilitado meus estudos” comenta Antenor, que atualmente cursa sua segunda graduação.
IA gerando impactos positivos em toda organização
Desde 2024, os colaboradores da Ipiranga têm acesso ao Copilot nos aplicativos Microsoft 365 e na Web. A ferramenta apoia tarefas como resumo de e-mails, produção de documentos, criação de apresentações e análise de dados, liberando tempo para atividades mais estratégicas e impulsionando a análise crítica e a tomada de decisão. Desde sua implementação, a equipe da Ipiranga observou ganhos significativos que vão além da produtividade: a ferramenta tem contribuído para elevar a qualidade das entregas e fortalecer a inclusão e a colaboração entre as pessoas.
“A Ipiranga assegura um ambiente de trabalho inclusivo, equitativo e respeitoso, que valoriza as diferenças e garante oportunidades iguais para todas as pessoas. O Programa de Diversidade e Inclusão, ativo desde 2019, impulsiona essa agenda na empresa. Não há dúvidas de que o uso de ferramentas de IA e assistentes digitais promove maior inclusão, agilidade, acesso ao conhecimento e autonomia para esses profissionais — melhorando sua experiência e aumentando a satisfação pessoal nas entregas”, comenta Humberto Moises, diretor de TI da Ipiranga.
Visão de Atração de Talentos e Inclusão
A Ipiranga acredita que diversidade é motor de inovação e esse compromisso vai além de abrir vagas. A empresa busca ativamente talentos diversos, criando condições para que cada pessoa possa expressar todo o seu potencial. A utilização da Inteligência Artificial na rotina de trabalho mostra, na prática, que tecnologia e inclusão caminham juntas – ampliando a autonomia de colaboradores com deficiência e tornando os times mais colaborativos e criativos.
Ao atrair pessoas com diferentes histórias, habilidades e perspectivas, Ipiranga fortalece sua cultura de pertencimento e mostra que todos têm espaço para contribuir e crescer. A jornada do Antenor é um reflexo dessa visão: quando se oferece recursos, acessibilidade e suporte, não se promove apenas inclusão, mas também são abertas as portas para resultados melhores, para a empresa e para a sociedade. A história do Antenor também reflete o compromisso da Ipiranga em atrair e valorizar talentos diversos. Do ponto de vista de Recursos Humanos, cada contratação é uma oportunidade de ampliar a pluralidade e fortalecer a cultura de pertencimento.
Compromisso com o desenvolvimento inclusivo
A Microsoft acredita na importância de um desenvolvimento responsável e inclusivo de IA, mitigando riscos e garantindo que ela seja acessível para todas as pessoas que a utilizam. Para isso, a empresa estabeleceu Princípios de IA Responsável para orientar o desenvolvimento de ferramentas e informar as melhores práticas a seus clientes e parceiros. Além disso, trabalha em colaboração com entidades como a Be My Eyes para trazer dados representativos e de alta qualidade sobre deficiência para ajudar a treinar sistemas de inteligência artificial.
“A experiência do Antenor mostra que a tecnologia, quando pensada para ser acessível, pode transformar rotinas e ampliar possibilidades. O desafio de acessibilidade é contínuo e exige escuta, colaboração e adaptação constante e acreditamos que soluções como o Copilot podem ser aliadas na construção de ambientes de trabalho inclusivos” destaca Joana Moura, diretora de Vendas da Microsoft Brasil.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades dos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 36 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil e, desde então, tem ampliado significativamente seus investimentos em infraestrutura de nuvem e inteligência artificial, além de liderar iniciativas como o programa ConectAI, que visa capacitar 5 milhões de brasileiros em habilidades de IA até 2027.
Sobre a Ipiranga
A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade dos brasileiros, abastecendo a vida em movimento de milhões de pessoas diariamente. São mais de 88 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São cerca de 6 mil postos e 6,8 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro e completo de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo, a AmPm e o Jet Oil, além do KMV, o programa de fidelidade completo dos postos Ipiranga, com 38 milhões de participantes.
The post IA amplia autonomia e inclusão de colaboradores com deficiência na Ipiranga appeared first on Source LATAM.