Inteligência artificial da Amazon cria áudios curtos com análise de produtos, avaliações de clientes e informações da Web para facilitar e agilizar as compras online A Amazon está testando um “vendedor virtual” criado por inteligência artificial (IA) que fornece áudios com resumos de produtos para os consumidores. O robô está sendo chamado de “especialista em compras” e fornece gravações curtas com análises de produtos, avaliações de clientes e informações obtidas em toda a Web. O objetivo, segundo a empresa, é tornar a pesquisa pelas mercadorias mais fácil, divertida e rápida. Por enquanto, a função está disponível somente para um número limitado de clientes dos Estados Unidos, no aplicativo da Amazon para celular.
A função foi inserida nas páginas de algumas mercadorias selecionadas que normalmente exigem uma análise detalhada sobre especificações técnicas antes da compra, como liquidificadores, máquinas de café, fones de ouvido e brinquedos. A Amazon anunciou haver planos para adicionar o recurso em mais itens à venda nos próximos meses, além de ampliar o uso da função para mais clientes dos Estados Unidos. Não há previsão de chegada da novidade ao marketplace brasileiro.
🔎Google libera IA de graça para estudantes do Brasil; saiba como ativar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Amazon usa inteligência artificial para gerar recomendações de produtos em áudio
Laura Storino/TechTudo
📝Código de desconto, Amazon: onde encontrar? Veja no fórum do TechTudo
Os áudios podem ser ouvidos ao acessar os detalhes dos produtos disponíveis na Amazon clicando na opção “Ouvir os destaques”. O player é exibido automaticamente abaixo da foto principal das mercadorias, possibilitando ao usuário iniciar e pausar a reprodução quando quiser. Um visor também destaca o tempo de duração dos clipes. No início de cada gravação, os assistentes virtuais lembrarão aos compradores que aquelas informações foram geradas por inteligência artificial.
A Amazon utiliza modelos de linguagem de grande porte (LLMs) para gerar os roteiros das gravações. As informações são extraídas do próprio catálogo de produtos da empresa, das avaliações deixadas pelos clientes nas mercadorias após as compras e de pesquisas feitas pelo sistema na internet. Após a extração desses dados, a IA converte o conteúdo em clipes de áudio.
IA da Amazon cria áudios com recomendações de produtos para consumidores
Divulgação/Amazon
Além dos novos “vendedores virtuais”, a Amazon também está testando o recurso “Compre para mim”, que permite concluir compras em sites de varejistas concorrentes, caso a Amazon não comercialize o item diretamente em sua base. Segundo a empresa, a compra é finalizada utilizando inteligência artificial de agente, sem intervenção humana.
Outras ferramentas da Amazon também já utilizam IA de forma definitiva, como o assistente de compras Rufus, que responde perguntas sobre produtos, e o Guia de Compras, ferramenta simplificada de pesquisa de mercadorias online. Também há a função “Interesses”, recurso que monitora novos produtos que possam interessar ao usuário, e o “Destaques da avaliação”, um resumo de comentários deixados pelos usuários nas avaliações que podem ajudar a entender o produto rapidamente.
Com informações de Amazon.
Saiba Mais
Veja Também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar
6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

Como usar a panela de pressão elétrica? Electrolux, Philco, Mondial e mais
Não é só ligar e pronto. Alguns cuidados e ajustes fazem toda a diferença no uso da panela elétrica; veja o passo a passo para