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HicMobile reduz em 70% o tempo de planejamento de campanhas com IA da Microsoft Azure
A HicMobile, empresa europeia de tecnologia de publicidade, adotou a inteligência artificial para atender à crescente demanda por campanhas móveis mais rápidas e precisas. Utilizando tecnologias de IA do Microsoft Azure, a companhia criou a ferramenta interna Target Finder, que consolida dados de campanhas acumulados e os torna acessíveis para os funcionários. Com essa solução, a empresa reduziu em 70% o tempo de planejamento das campanhas publicitárias, atendendo mais de 600 campanhas anuais sem precisar expandir sua equipe.
Antes da criação do Target Finder, cada proposta era uma corrida contra o tempo para a equipe de vendas da HicMobile. Os clientes exigiam precisão e agilidade, mas personalizar propostas significava longas horas de pesquisa manual e entregas inconsistentes. Com dados dispersos em sistemas desconectados, até os representantes mais experientes tinham dificuldades para acompanhar. A pressão para entregar campanhas direcionadas aumentava rapidamente — e os problemas começavam a aparecer
Para atender à crescente demanda por precisão e velocidade, a HicMobile desenvolveu o Target Finder, uma ferramenta interna alimentada por IA construída com o Microsoft Azure AI Foundry. Após testes rigorosos, o Azure OpenAI em Foundry Models se destacou, oferecendo fluência, relevância e maior controle.
Impulsionado por Azure OpenAI, Azure SQL Database e Azure App Service, o Target Finder replica o conhecimento dos profissionais de marketing experientes em segundos. Em apenas seis meses, a HicMobile transformou o Target Finder de protótipo em solução pronta para produção. A plataforma é construída sobre infraestrutura nativa em nuvem, com os mais recentes modelos da série GPT em seu núcleo. Isso permite recomendações inteligentes em tempo real. O Azure proporcionou performance e segurança em escala empresarial, permitindo que a HicMobile agisse rapidamente e confiasse nos resultados.
“Se você consegue criar algo que facilita para sua equipe oferecer as melhores opções, não só campanhas eficazes, mas as que mostram que sua empresa é inovadora”, diz Enrico Majer, CEO da HicMobile.
Campanhas mais rápidas, segmentação mais inteligente e escala com confiança
Para construir o Target Finder, a HicMobile consolidou anos de dados de campanhas, muitos deles não estruturados e dispersos. O Azure AI Document Intelligence extraiu dados críticos de PDFs, enquanto o Azure SQL Database serviu como repositório central, mantendo os dados organizados e prontos para respostas rápidas a consultas. O SQL Database também proporcionou maior segurança, confiabilidade e escalabilidade para suportar a entrega contínua e em alto volume de campanhas.
Com o recurso semantic ranker do Azure AI Search, as equipes podem recuperar informações de campanhas anteriores usando consultas em linguagem natural. Quando uma pergunta é enviada, o Azure AI Search traz os resultados mais relevantes, e um modelo de compreensão de linguagem refina essas descobertas. Ao utilizar o conjunto de tecnologias do Azure, a HicMobile transformou arquivos estáticos em uma base de conhecimento interativa, projetada para apoiar processos de decisão mais eficientes.
Como funciona o Target Finder
Quando um vendedor abre o Target Finder, variáveis da campanha são inseridas, como marca, produto, concorrente, metas estratégicas, área de planejamento e orçamento. Em segundos, o Azure OpenAI analisa essas entradas e retorna segmentos de público de alto valor com insights demográficos e comportamentais.
“Agora podemos entrar em uma reunião com o cliente com confiança e dizer: ‘Conhecemos seus consumidores — porque cruzamos conhecimento próprio com dados de terceiros’”, afirma Valentina Fermo, líder de operações digitais da HicMobile.
Até membros juniores da equipe conseguem gerar propostas com confiança. O sistema se adapta ao longo do tempo, então alterar um dado, como faixa etária, pode mudar completamente a segmentação. Por ser totalmente construído na Azure, o Target Finder se integra facilmente aos fluxos de dados e processos de vendas existentes da HicMobile, minimizando impactos e maximizando a rapidez na geração de valor.
A HicMobile colaborou com equipes internas e clientes para aprimorar a lógica de segmentação, garantindo que o sistema refletisse objetivos reais de campanha e o comportamento de compra em evolução. Além disso, durante todo o desenvolvimento, a HicMobile trabalhou com o Microsoft AI Co-Innovation Lab para validação arquitetural e orientação, acelerando o lançamento em 70%.
Segurança não é apenas uma preocupação de infraestrutura — é um requisito para as equipes de vendas e operações, que dependem de acesso em tempo real a dados sensíveis de campanhas. Com proteção de nível empresarial do Microsoft Defender for Cloud, a equipe de vendas da HicMobile pode propor, lançar e otimizar campanhas com confiança, sabendo que os dados dos clientes estão protegidos em todas as etapas.
Recursos como comunicações criptografadas, atualizações automáticas e isolamento em nível de aplicação ajudam a garantir que a segurança está integrada desde o início. Assim, a equipe de vendas nunca precisa se preocupar com indisponibilidade do sistema durante uma conversa com o cliente ou atraso em propostas.
Um novo padrão inteligente para segmentação de campanhas
Desde o lançamento, a HicMobile apoiou mais de 600 campanhas, movimentando cerca de 5 milhões de euros em receita anual de publicidade móvel. Consultores juniores constroem propostas com confiança, e especialistas seniores focam em estratégia. O resultado é uma entrega mais rápida, maior eficiência e crescimento escalável.
Agora, a HicMobile está se preparando para lançar o Target Finder como produto de Software como Serviço (SaaS) para agências de médio porte em toda a Europa. O objetivo é transformar o conhecimento interno em uma plataforma padrão de mercado para estratégia de campanhas alimentadas por IA.
Ao empacotar sua solução, a HicMobile está migrando de serviços de mídia para software. A plataforma codifica anos de expertise em segmentação e otimização em uma solução repetível e escalável. Também foi projetada para ser flexível, permitindo que agências personalizem a lógica de campanha, entradas e formatos de saída conforme suas necessidades.
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