Global Travel Collection vai recuperar 1,5 milhão de horas de consultores com plataforma de IA com tecnologia Microsoft

imagem mostra uma paisagem de uma cidade europeia

Global Travel Collection vai recuperar 1,5 milhão de horas de consultores com plataforma de IA com tecnologia Microsoft

Construída com serviços do Microsoft Azure, plataforma Atlas unifica dados e acelera o planejamento de consultores reduzindo em média três horas dedicadas por viagem

A Global Travel Collection (GTC), rede de consultores de viagens de alto padrão, projeta recuperar mais de 1,5 milhão de horas por ano com o apoio da plataforma de IA Atlas. A ferramenta, construída com Microsoft Azure AI Foundry e Copilot Studio, promete reduzir em média três horas dedicadas pelos profissionais por viagem, facilitando o gerenciamento de fontes de informações como companhias aéreas, hotéis, entretenimento e viagens corporativas. A GTC conta com 1.700 consultores — a maioria realiza mais de 300 viagens por ano — e agora planeja ampliar a Atlas para os 150 mil consultores da Internova.

Antes da adoção da IA, o planejamento e a reserva de viagens altamente personalizadas costumavam levar de seis a oito horas — tempo gasto navegando por sistemas fragmentados, sem agregar valor direto. Embora os clientes nunca vissem esse trabalho, os consultores sentiam diariamente a ineficiência. “Quando cheguei à Global Travel Collection, notei uma grande desconexão entre os sistemas utilizados pelos consultores. Ficou claro que precisávamos unificar os dados em uma única interface”, comenta Casey Soto, diretor sênior de Gestão de Produto da Global Travel Collection e líder do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Internova, empresa controladora da GTC.

Desenhando a solução

Determinado a simplificar o acesso dos consultores à enorme quantidade de dados que eles precisam, a GTC se dedicou a criar e implementar a Atlas: uma plataforma de IA segura, escalável e em conformidade, desenvolvida especialmente para ajudar consultores de viagens de luxo a acelerar o planejamento, sem perder o toque humano.

Ao mesmo tempo, a empresa percebeu uma mudança nas expectativas dos usuários: os consultores estavam cada vez mais acostumados à busca por linguagem natural em seu dia a dia. Para atender a essas expectativas — e superar sistemas rígidos baseados em palavras-chave —, sua equipe precisava criar uma plataforma de IA capaz de compreender perguntas conversacionais e retornar resultados acionáveis e ricos em contexto.

Resolver esse desafio significava ir além de adicionar IA. Era necessário entregar uma arquitetura moderna e governada, capaz de escalar para todo o portfólio da Internova. Em parceria com a Microsoft, a GTC e sua equipe começaram a desenvolver o Atlas para proporcionar acesso rápido a informações de viagens precisas e de alta qualidade.

Plano para inovação rápida

A companhia de viagens escolheu o Microsoft Azure AI Foundry pela simplicidade, segurança avançada e flexibilidade para escalar a inovação em IA rapidamente. A equipe começou a construir a Atlas com o Copilot Studio, aproveitando suas capacidades de prototipagem rápida e interface gráfica. Durante o desenvolvimento, incorporaram o Azure AI Foundry para garantir maior interoperabilidade, governança centralizada e orquestração dos fluxos de trabalho de back-end — incluindo o fluxo de prompts, Azure AI Search e Azure OpenAI nos modelos do Azure AI Foundry. A Atlas também utiliza o Azure Blob Storage para armazenar conteúdos de viagem de forma segura, permitindo uma recuperação eficiente por meio da IA Search. “

O Azure AI Foundry e o Copilot Studio juntos proporcionaram à GTC uma arquitetura de IA generativa de ponta a ponta. O Copilot Studio ofereceu uma interface low-code para a interação dos consultores, enquanto o Azure AI Foundry permitiu a orquestração segura dos modelos, indexação dos dados e implantação escalável de serviços.

Otimizando o processo de desenvolvimento

A equipe da GTC utilizou o Azure AI Foundry como plataforma de experimentação para testar e aprimorar rapidamente a Atlas. O centro de gerenciamento do Azure AI Foundry possibilita governança centralizada, controle de versões e implantação segura da pilha de IA generativa, ajudando a equipe a escalar com confiança e reduzir fricções no desenvolvimento. O Azure AI Foundry orquestra o pipeline de geração aumentada por recuperação (RAG) por trás da Atlas. Utilizando o Azure AI Search, a plataforma recupera conteúdos relevantes do SharePoint e fontes de dados de viagem, enquanto o Azure OpenAI gera respostas fundamentadas em tempo real. Essa abordagem oferece aos consultores acesso a respostas contextualizadas sem a necessidade de busca manual.

No desenvolvimento, o Copilot Studio funcionou como interface na qual as soluções de IA desenvolvidas no Azure AI Foundry foram integradas a aplicativos, dashboards e fluxos de trabalho amigáveis ao usuário. No dia a dia, a Atlas roda em uma interface construída pela GTC, alimentada pelo Copilot Studio no back-end. O Copilot Studio gerencia o reconhecimento de intenção e os fluxos de trabalho de back-end, incluindo chamadas ao Azure App Service. Hospedando a lógica personalizada de orquestração que conecta o AI Search e o Azure OpenAI, o App Service alimenta o portal administrativo usado para gerir ferramentas, conteúdos e fluxos do sistema para os consultores.

Ao construir sobre uma plataforma totalmente gerenciada como serviço (PaaS), a GTC reduziu o tempo e os recursos necessários para gerenciar a infraestrutura, permitindo à equipe focar no desenvolvimento de novas capacidades de IA. O App Service também garante escalabilidade global, alta disponibilidade e segurança empresarial sem custos adicionais. A Atlas utiliza o Azure Cosmos DB para armazenar o histórico de interação dos consultores e o contexto das sessões, preparando o terreno para futuras personalizações, desenvolvimento de gráficos de conhecimento e interações mais inteligentes entre consultores e clientes ao longo do tempo.

Com o Azure AI Foundry no Copilot Studio, a GTC conseguiu levar a Atlas da ideia à implementação de forma rápida e segura, com governança embutida, segurança de nível empresarial e conformidade que permitiu à empresa adotar a IA com confiança. Mark Munley, vice-presidente sênior e CIO da Global Travel Collection, destacou o valor da segurança que a Azure oferece: “A segurança é fundamental para nós, que lidamos com informações de viajantes globalmente e precisamos nos preocupar com GDPR, outros regulamentos e protocolos de segurança, como PCI. Sabemos que todo o ecossistema da Microsoft está preparado para proteção, e o fato de podermos fazer tudo isso dentro do nosso tenant Azure foi muito importante.”

Acesso mais rápido à informação

A Atlas foi criada para interações de alto valor e ricas em contexto, como apresentar políticas, detalhes de fornecedores e lógica de reservas em segundos. O Copilot Studio alimenta a orquestração de back-end, oferecendo uma experiência guiada e fluida que os consultores confiam para planejar viagens complexas. Ao substituir buscas manuais por uma única consulta em linguagem natural, a Atlas resolve um dos desafios mais persistentes do setor: o acesso desconectado e ineficiente à informação.

O consultor veterano da Global Travel Collection, David Waldes, estima que a Atlas economiza de 10 a 15 minutos por consulta. “A Atlas vasculha nossos sistemas e me entrega uma resposta sólida em segundos — o que antes levava de 10 a 15 minutos”, diz. “Para algo tão simples quanto ‘Quais são os melhores hotéis em Zurique’, vejo instantaneamente seis opções, avaliações de clientes anteriores e contexto de reserva, sem precisar pesquisar.”

Planos futuros

Com a Atlas reduzindo o tempo de planejamento em média três horas por viagem, os 1.700 consultores da GTC, que em sua maioria reservam mais de 300 viagens por ano, deverão recuperar mais de 1,5 milhão de horas anualmente. Os fornecedores também estão atentos, com companhias aéreas e redes de hotéis explorando oportunidades para destacar seus serviços dentro da Atlas — um potencial novo fluxo de receita para a GTC.

À medida que o uso cresce, a GTC planeja expandir a Atlas para toda a rede Internova, que conta com 150 mil consultores. Construída com Copilot Studio e serviços Azure AI Foundry, a plataforma foi projetada para escalar de forma segura, servindo como modelo para futuras aplicações de IA generativa em todos os negócios.

Sobre a Global Travel Collection

A GTC é a agência de viagens de luxo da Internova Travel Group, representa a comunidade mais sofisticada de consultores de viagens do mundo, atendendo clientes dos setores de lazer de luxo, corporativo e entretenimento. A GTC combina o poder de compra de uma organização global com o toque personalizado de uma agência boutique, fornecendo aos consultores os recursos, suporte e acesso a fornecedores de que precisam para prosperar no mercado de viagens de alto padrão.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades dos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 36 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil e, desde então, tem ampliado significativamente seus investimentos em infraestrutura de nuvem e inteligência artificial, além de liderar iniciativas como o programa ConectAI, que visa capacitar 5 milhões de brasileiros em habilidades de IA até 2027.

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